Lesões nos joelhos e tornozelo são as mais frequentes entre jogadores de futebol - Notícias - R7 Saúde

2022-08-20 02:23:00 By : Mr. MOVEN CHEN

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. Para terem a melhor performance em campo, muitas vezes, os jogadores treinam até a exaustão. Esse cenário acaba resultando no aumento de número de lesões e os atletas são cortados de competições importantes, como a Copa do Mundo.

Segundo o coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Luiz Fernando Cocco, as lesões musculares são frequentes em jogadores de futebol por causa da exaustão muscular. E, os membros mais atingidos, geralmente, são os inferiores.

― No Brasil, destacamos como mais recorrentes as lesões como entorses e contusões. Entre elas, as que mais afetam os jogadores são as lesões dos joelhos e tornozelos.

O especialista afirma que outra lesão muito frequente nos campos são os problemas no ligamento cruzado anterior, estrutura interna do joelho que serve como estabilizador da articulação.

― Os problemas nesse ligamento comprometem muito o desempenho do atleta. Na maioria das vezes, o caso é tão sério que seu único tratamento é a cirurgia.

Saúde convoca população a doar sangue durante a Copa

No caso de tratamento cirúrgico, Cocco afirma que já é possível se tratar de forma rápida e pouco invasiva por meio de uma artroscopia. Essa técnica utiliza uma câmera e pinças que reconstroem os ligamentos rompidos.

 ― Os resultados são muito animadores, fazendo com que a maioria dos atletas retorne ao esporte no mesmo nível físico de competição prévio ao acidente.

Nesta edição da Copa do Mundo, mais de 50 jogadores foram cortados devido a lesões. Dentre eles estão o goleiro reserva da Espanha Víctor Valdés, o meia da Alemanha Marco Reus e o astro da seleção francesa Franck Ribéry.