Aparte: ´Foguete´ com novo passageiro na Paraíba

2022-08-20 02:24:21 By : Ms. Rita Lee

A professora da UFPB Maísa Cartaxo, esposa do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT-JP), fez uso das redes sociais no final de semana para dar o ´sim´ ao convite do senador Veneziano Vital (MDB) para formar com ele a chapa majoritária na condição de vice.

“É com grande satisfação que recebo a sugestão de Veneziano, nosso pré-candidato ao governo, em favor do meu nome para compor sua chapa, no cargo de vice-governadora. Os desafios só vêm na hora certa, no tempo de Deus. Com a concretização dessa união, estaremos lado a lado nesse desafio. Vamos juntos pelo Brasil e pela Paraíba”, escreveu Maísa.

Remanesce a sensação de que a lista encaminhada pela Executiva do PT/PB para a vaga de vice – quatro filiados, que acabaram precocemente renunciando à indicação – se constituiu numa ardilosa estratégia eleitoral, patrocinada por quem ´bafejou´ os nomes para homologação.

Por questão de espaço, fica para outra edição a abordagem do evento que o Progressistas realizou no último sábado em Campina Grande para o ´batismo´ na cidade da chapa João Azevedo/Lucas Ribeiro.

No noticiário sobre Eleições do Paraibaonline temos várias matérias e vídeos sobre essa ´plenária´ do PP.

Foi movimentada a convenção do PSDB e partidos aliados, que neste domingo homologou as candidaturas do bloco, em evento realizado na casa de eventos Arena Medow, na Alça Sudoeste.

Como habitualmente faz a Coluna, seguem trechos dos discursos proferidos, que se constituem num relevante ´termômetro´ para a campanha que oficialmente as convenções desencadeiam.

O deputado federal Julian Lemos (União Brasil) disse que Pedro Cunha Lima “é a evolução daquilo que a gente conhece da política, pela visão que tem e, sobretudo, pelo exemplo que ele é em dois mandatos”.

“Não tenho dúvidas de que será o melhor governador da Paraíba”, arrematou.

Ruy Carneiro, deputado federal agora no PSC, afirmou que “a porta que Deus abre, homem nenhum fecha. E a porta está aberta para você (Pedro) fazer as mudanças”.

“Pedro e Efraim são jovens que podem fazer o melhor por nosso Estado. Os jovens têm essa força, de pensar e fazer mais rápido. E a nossa Paraíba está precisando disso”, discursou a deputada federal Edna Henrique (REP), que não disputará a reeleição.

O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) retomou a célebre frase “o que tem que acontecer tem muita força. Teve disse-me-disse, teve fuxico, teve fake News. Mas isto não é nada para quem tem uma missão. E estes dois jovens (Pedro e Efraim) que se apresentam para a Paraíba têm duas missões extremamente caras”.

“Para Pedro, modernizar o Estado e fazer uma modernização administrativa, social e econômica, que vai nos tirar do atraso e nos colocar diretamente no futuro.

“A Efraim cabe a missão de dar peso à Paraíba no Senado. Ele está pronto e talhado para ser o senador que mais a Paraíba viu brilhar no Senado”, acrescentou Gadelha.

Pai do candidato a senador, o ex-senador Efraim Morais recordou o pleito de 2010, quando concorreu ao Senado: “Foi Campina Grande que nos deu a maior vitória. Nos unimos para vencer as eleições. E agora novamente estamos juntos”.

“A Paraíba não aguenta mais esse ciclo de doze anos”, adendou.

Ao falar aos presentes, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) acentuou que “a Paraíba precisa de mudanças. Eu vou com garra e determinação em busca dessa mudança, porque a Paraíba precisa”.

“Eleger Pedro é eleger o melhor para a Paraíba”, encerrou.

“Eu tenho história neste partido”, registrou em sua fala o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB).

“Chegou a hora! Hoje é o pontapé inicial de quem tem coragem para mudar a Paraíba!

Estou aqui porque eu acredito. Eu acredito! Não só acredito na vitória. Eu acredito que é possível fazer uma Paraíba maior e mais justa”, verbalizou o prefeito campinense Bruno Cunha Lima no início de seus discurso.

BCL avançou salientando que “não estou aqui contra absolutamente ninguém, mas a favor da Paraíba; a favor de Campina Grande que foi riscada do mapa do Estado nos últimos anos”.

“De corpo, alma e coração, podem contar comigo. Quem for amigo meu, estará com Efraim e com Pedro”, pontificou Bruno.

O ex-prefeito Romero Rodrigues (PSC) surpreendeu à plateia ao pedir votos para Efraim Filho para o Senado.

Eis retalhos do que disse.

“Confesso que refleti, estudei, analisei. E dentro das possibilidades que surgiram, eu tomei a decisão estudada, consciente e compartilhada (de não ser candidato a governador).

“A minha candidatura a deputado não é uma candidatura frustrada. Eu tenho convicção plena de que, como deputado, vou trabalhar muito para honrar a confiança.

“De você, Pedro, só gratidão. Tudo foi combinado. Não tem nada de jogo sujo ou bola nas costas. Foi jogo limpo, com transparência.

“Eu me sinto representado por Pedro. Ele me representa integralmente nesta eleição.

“Eu vejo uma Paraíba onde faltam gestos de solidariedade, principalmente para quem mais precisa.

“No momento em que a Paraíba mais precisou de um governante, quando o Brasil e o mundo passaram pelo problema da pandemia, muitos se omitiram e se esconderam.

“O governador estava nos banquetes da Granja Santana (residência oficial do governador), enquanto nós aqui estávamos dando exemplo de gestos de solidariedade com as pessoas que estavam agonizando.

“Ninguém esteve mais presente do que eu. Quando muitos se esconderam, eu estava presente. Quando muitos estavam com medo, eu estava na linha de frente, na trincheira, solidário com os profissionais de saúde.

“A Paraíba precisa de um governador presente (…) A campanha está em nossas mãos, depende de cada um de nós e de vocês.

“Mas para Pedro governar, ele precisa ter apoio no Congresso Nacional. E aqui ao seu lado, um jovem talentoso (Efraim Filho), fui deputado federal com ele. Sempre de forma dedicada, decente, correta, defendendo os interesses da Paraíba.

“Pedro precisa e NÓS PRECISAMOS de Efraim Filho no Senado para tentar ajudar a Paraíba a seguir em frente. ´Tamos´ juntos e vamos juntos nessa caminhada que se inicia!”.

O ex-deputado Domiciano Cabral (Cidadania), escolhido como candidato a vice-governador, pediu “aos líderes de Campina a energia deste dia para irradiar esta energia aos outros municípios”.

“A eleição se começa a ganhar a partir da união. E isto nós temos de sobra. Outros adversários ainda ficam catando nomes para compor uma chapa”, enfatizou Cabral.

Por fim, Domiciano assinalou que Efraim “está mostrando à Paraíba como se faz política: com coragem. Você colocou um slogan bom: você é um foguete”.

Eis trechos do pronunciamento de Efraim Filho: “É com vontade e com coragem que hoje damos o primeiro passo de uma jornada ousada, desafiadora, que levará esperança pelos cantos e recantos de toda a Paraíba.

“Dois jovens ousados, dois jovens audaciosos, que têm identidade de ideias e sinergia de ações. Dois jovens que querem trabalhar dobrado por esta Paraíba. Dois jovens ficha limpa. Dois jovens que não desabonaram a confiança do povo Paraíba. Gente que quer extrair o que há de melhor da vocação econômica de nossa terra.

“A palavra empenhada, o compromisso assumido, aquilo que é dito, aquilo é feito. É por isto que o ´foguete´ não deu ré.

“Chegarei no Senado para trabalhar dobrado. E não para me aposentar ou para me acomodar. Não vou para o Senado buscando um foro privilegiado para fugir da justiça. Eu sou ficha limpa, com 16 anos de vida pública.

“Trabalho de forma obstinada e incansável por esta Paraíba (…) Enfrentei desafios. Quando lancei minha candidatura, muitas vezes era menosprezado; muitas vezes era desprezado e me tratavam com humilhação (…) Diziam que era para barganhar, para buscar outros espaços e que não iriam até o fim. Mas eu não me abalei. Com o sonho e a convicção de defender a Paraíba no Senado, eu segui em frente.

“Campina Grande tem história. Campina precisa ser reinserida no mapa político da Paraíba com o protagonismo que era merece; Campina precisa ser ouvida e estar presente à mesa das grandes decisões deste Estado.

“Bruno (Cunha Lima) é um gestor correto, ético e íntegro.

“Romero, você na sua fala deixou muito claro: ao lado de Pedro é preciso um senador aliado e amigo. E quando você disse que escolheu e apontou o nome de Efraim Filho, para ser o senador de Campina, a cidade ficou unida. E Campina unida já mostrou a força que tem.

“O futuro tem rosto, tem nome e número. O número é 45, o rosto é o dele aqui (PCL) e o nome é Pedro Cunha Lima, para Campina chegar mais longe.

“Serei o senador que vai defender a vida, a família. Vou defender o empreendedor, o comerciante. Uma das principais bandeiras será a geração de emprego; baixar impostos, simplificar, desburocratizar (…) A bandeira das energias renováveis. O IFPB (…) Foguete não dá ré!”

André Amaral (Pros) e Eric Marinho foram anunciados com primeiro e segundo suplentes de Efraim, respectivamente.

No dia de ontem, foi confirmada a desistência do deputado Luciano Bivar (PE), presidente nacional do União Brasil, de concorrer à presidência da República.

Pedro Cunha Lima no discurso: “Eu vejo uma nova Paraíba no futuro, e quero trazê-la para o presente.

“Na Paraíba do futuro, a educação será a medida de todas as coisas (…) Cada criança que nasce, é uma surpresa para a humanidade. E devemos cuidar desta surpresa.

“Na Paraíba de hoje, de cada três crianças, duas estão fora da creche. A Paraíba é o Estado do Nordeste – e isto eu não posso aceitar! – de maior índice de necessidade por creches. Isto me machuca, não é correto.

“Quero dizer para vocês que o sentimento que mais mexe com o meu coração, ao longo de toda esta caminhada, é quando eu vejo uma criança, muitas vezes na rua, sem ter acesso a nada. Olho para esta criança e vem um sentimento muito forte em mim, dizendo que vou fazer muito mais por você.

“Eu vou lhe ensinar a ler e escrever; vou lhe permitir um futuro muito melhor do que a situação que você se encontra hoje. Não é aceitável que, ainda hoje, as crianças da Paraíba ainda não aprendam a ler e escrever na idade certa.

“Talvez eu não consiga resolver tudo do dia para a noite. Mas a principal mensagem será ´apertem os cintos´, fiquem firmes, a gente terá desafios pela frente. Mas a ajuda a você mãe, para cuidar melhor do seu filho ou filha, isto nós vamos garantir.

“Na Paraíba do futuro, experiência é não repetir sempre os mesmos erros. Essa experiência viciada que está aí eu não quero. Quero botar para fora uma experiência nova, ousada e inovadora; uma nova mentalidade. A gente gosta de mexer nas coisas, de mudar, de enfrentar privilégios.

“Na Paraíba do futuro a Assembleia Legislativa não terá um orçamento maior do que o da UEPB.

“Não existe futuro sem gratidão ao passado. Tenho muito orgulho daquilo que me antecede. Eu tenho muito orgulho de ser neto de Ronaldo Cunha Lima. Eu tenho muito orgulho de ser filho do ´menino de Campina´; eu tenho orgulho ser filho de Cássio.

“Na Secretaria de Saúde vamos criar uma delegacia para acompanhar todos os contratos. Vai ter transparência, porque (operação) Calvário de novo, não! Foram R$ 134 milhões desviados da saúde pública.

“Efraim, preciso fazer de forma pública um agradecimento muito especial por você acreditar neste projeto, por você trazer a sua energia para o nosso lado, para que a gente possa vencer uma eleição.

“Você tem sido fundamental no processo eleitoral, mas você será indispensável no Senado, como um parceiro importante do nosso governo, para que a gente possa oxigenar o nosso Estado.

“Sou jovem, gosto de mexer nas coisas. Gosto de ser teimoso, às vezes. A juventude tem o ar da rebeldia, e eu acho isto necessário para que as coisas mudem. Eu detesto quando chegam para mim e dizem ´isto não vai mudar nunca´. Eu gosto de sonhar e de mudar.

“O prefeito Bruno me representa, em absoluto, na sua postura (…) Ele sabe que é importante investir na saúde pública.

“Vamos chegar no Estado para fazer uma transformação.

“Eu não sou a pessoa mais carismática, eu me esforço bastante. Talvez alguém já tenha passado por mim e por uma timidez eu não tenha falado. Não é maldade, é a minha natureza. Mas tenho coragem para enfrentar o que está errado.

“Quem quer mudar encontra muita barreira e resistência (…) A partir de agora ninguém segura a gente; a gente vai embalar”.

Coube ao ex-senador Cássio Cunha Lima encerrar a convenção.

“Nós estamos aqui para falar sobre o futuro da Paraíba. O passado tem o seu lugar e a sua importância. Chegamos ao presente por percorrer o passado. Mas este momento é de futuro. E futuro se faz com coragem, com determinação e vigor. Sobretudo, coragem para mudar o que está fora de lugar, o que está errado; mudar o que não pode permanecer, o que não está certo. A Paraíba é hoje governada pelo pior governador de sua história.

“O povo já decidiu, as pesquisas mostram, que a eleição irá para o segundo turno. E no segundo turno as oposições ganharão as eleições.

“Pedro é um candidato íntegro, probo, honesto, decente, cheio de propósitos. Com sonhos, aspirações e esperança de transformar efetivamente a Paraíba (…) Como jovem, tem a coragem, a força, o vigor, a rebeldia e a determinação de enfrentar o que está errado.

“Pedro não se acomoda, não se conforma, não faz concessões àquilo que não deve ser concedido. E é isto o que a sociedade espera da política.

“De que adianta alguém ser eleito governador e ficar três anos trancado na mordomia da Granja Santana, fugindo da polícia, se escondendo do povo e se acovardando diante da pandemia. Foi isto o que nós tivemos.

“O atual governador ainda não colocou os pés em mais de 100 cidades do nosso Estado.

“Se for da vontade de Deus, venceremos máquina pública; derrotaremos os poderosos e vamos mudar a Paraíba.

“Não estamos apenas diante de uma eleição. Estamos diante de uma transformação geracional. Sim! Chega ao comando político da Paraíba uma nova geração.

“Devo a Efraim Filho uma palavra de gratidão e de agradecimento, por suas conversas transparentes, leais, sérias e decentes que tivemos na consolidação dessa aliança, com destaque para a sua ousadia e a sua coragem de sair de uma zona de conforto, que aparentemente o governo oferece, para vir ousar, se arriscar, lutar ao lado de Pedro nesta caminhada.

“Deus lhe abençoe (Pedro), lhe dê força, crença e resignação na sua missão. Que você possa compreender que há um propósito maior acima disso tudo.

“Pedro teve gestos de grandeza e de desprendimento o tempo inteiro. Poderia não estar aqui como candidato. Poderíamos ter Romero como candidato. Foi a opção de Romero não sê-lo. E Pedro, com coragem, com determinação e espírito público topou o desafio.

Ainda Cássio: “Desejo força, filho. Serão dias difíceis. A caminhada será cansativa, será dura, mas você vai saber honrar a confiança de todas essas pessoas que aqui estão e que têm uma enorme esperança em você. Você traz e nos enche de esperança”.

– Como pai, eu tenho um enorme orgulho. Como cidadão, eu tenho uma gigantesca esperança em você. Uma esperança verdadeira, porque conheço o seu coração, o seu caráter, a sua integridade (…) Tenho muita fé e muita confiança de que vamos vencer! Nada é mais forte do que uma ideia cujo tempo chegou. E a ideia da mudança da Paraíba chegou. Este é o tempo, esta é a hora – concluiu CCL.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em Aceitar ou continuar a visualizar nosso site, você consente com a utilização de cookies e concorda com a nossa Política de Privacidade

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.