Conheça as lesões nos pés mais associadas a cada tipo de calçado - O Livre

2022-09-03 02:02:44 By : Mr. Anthony Tsai

Fique atento as informações e saiba fazer a escolha mais adequada

Ao comprar um calçado novo, é comum arriscarmos levar para casa algum que não tenha ficado confortável inicialmente, acreditando no que o vendedor disse de que ficará melhor depois.

Os pés são a base da sustentação do corpo, quando sofrem algum problema, pode levar ao desalinhamento de outras estruturas do corpo, como joelho, quadril e coluna. Mesmo um calçado confortável como o tênis pode trazer algum risco, ainda que bem mais baixo do que os outros que veremos adiante.

Fique atento! Conheça as lesões nos pés mais associadas aos tipos mais comuns de calçados.

Para os de material mais rígido, confeccionados nos calçados sociais masculinos e femininos, tenha preferência para que ele já esteja confortável no momento da compra. Ainda que o vendedor diga que com o tempo ele se adaptará no pé, um sapato apertado pode causar desde o seu primeiro uso:

Sapatilhas, rasteirinhas, chinelos e algumas sandálias de solado muito baixo, apesar de confortáveis, podem não proporcionar o amortecimento adequado para absorver o impacto com o chão durante a caminhada.

O sapato que não tenha um salto mínimo, não dá suporte ao calcanhar e seu uso excessivo, sem alternância com outros calçados de solados variados, pode causar:

O oposto também é prejudicial e quanto mais alto e fino o salto, pior.

Neste tipo de formato, o peso do corpo fica mal distribuído, com maior concentração na parte da frente (antepé), favorecendo o surgimento de calosidades nesta região.

O desequilíbrio que provoca ao andar, altera o centro de gravidade, compensando e sobrecarregando outras partes do corpo, como tornozelos, calcanhares, joelhos e quadril, além de músculos e tendões das pernas.

Se fabricados em material rígido e bico fino, também apresentam os mesmos problemas desses tipos de calçado mencionados anteriormente.

Além disso, podem agravar condições existentes de problemas na coluna. É comum serem notados:

A apresentadora Xuxa foi um caso famoso de alguém que enfrentou sérios problemas pelo uso prolongado desse tipo de calçado. Ela passou por um longo tratamento com um médico especialista em pé e tornozelo para se recuperar de uma sesamoidite no pé esquerdo, que é uma inflamação em dois ossos dianteiros do pé. A doença causa dores, calos e inchaços.

Muito conhecido pelo público feminino, é uma variação do salto alto mas com um tipo de solado que se caracteriza por ser por inteiro. Apesar do peso do corpo ficar melhor distribuído do que o salto alto, se forem muito altos e apresentar solado rígido, não permitem a flexibilidade do movimento do pé ao andar e provocam o desequilíbrio do corpo.

Um problema frequente neste tipo de sapato é que, ao caminhar por superfícies irregulares, aumentam o risco da “pisada em falso”, sendo a entorse do tornozelo a lesão mais comum das adeptas deste calçado.

Outros problemas ocasionados são os mesmos do sapato de salto alto.

Os tênis já são naturalmente muito confortáveis e apresentam risco baixo de lesão para os pés e tornozelo. Mas, especialmente para praticantes de atividade esportiva, dependendo da exigência do esporte, devem ser tomados alguns cuidados para que os benefícios da prática não resultem em risco à saúde.

Para os corredores e aqueles que praticam caminhada, é preciso ficar atento ao tipo de pisada para um amortecimento adequado do tênis. São três tipos:

Se você não sabe a sua pisada, há testes específicos para descobrir. Uma dica é observar a sola, o desgaste dela pode dar o indicativo de qual é o seu tipo.

O ideal é que o modelo escolhido seja apropriado para a modalidade de esporte que se quer praticar, fique confortável, proporcione estabilidade durante a prática esportiva e absorva o impacto.

Independentemente da prática de exercícios, se aparecerem bolhas e calos, é sinal de que está na hora de aposentar o tênis.

 A dica básica é, ao experimentar o calçado no momento da compra, que ele já esteja confortável.

Outros quesitos que podem ser observados:

Para ter uma boa saúde dos pés, evite usar continuamente um mesmo tipo de calçado e quando for possível, fique descalço por um tempo.

Os pés sofrem um estresse constante por sustentar todo o peso do corpo na maior parte do dia. Um calçado adequado é indispensável para evitar problemas sérios no futuro.

Salve meu nome, e-mail e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail.

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail.