Cuidar do glúteo médio diminui riscos de lesão no quadril, joelho e tornozelo

2022-09-10 02:20:30 By : Mr. Tom Chen

12/11/2016 06h00 - Atualizado em 12/11/2016 06h00

O músculo glúteo médio não é o mais forte e nem o maior do corpo, mas com certeza é um dos mais importantes para os corredores. Ele se encontra na lateral da bacia e exerce um papel no alinhamento e estabilidade de toda a perna. Sua fraqueza pode gerar desde lesões no quadril e joelho, até problemas no tornozelo. Por isso, manter esse músculo trabalhando bem é um dos segredos para uma boa biomecânica e uma corrida saudável.

Fraqueza de glúteos é principal razão da má postura e das dores nas costas

Nós temos três músculos chamados de glúteo: o mínimo, o médio e o máximo. O mais conhecido e visível é glúteo máximo, que dá formato às nádegas. Um pouco abaixo dele, indo para a lateral da pelve, está o médio e, mais profundamente nas camadas musculares, se encontra o mínimo.

Dor na lateral da coxa? Inflamação da banda iliotibial é a causa do problema Esses três músculos trabalham durante a corrida e são importantes, porém o glúteo médio costuma ganhar mais atenção pois ele é o responsável por manter o alinhamento do joelho a cada passada. Quando estamos com o peso do corpo em cima do joelho, é o glúteo médio que manter a perna no lugar. Sem a sua ação o joelho "cai" para dentro, o que é chamado de valgo dinâmico, fenômeno relacionado à várias lesões, como a síndrome da banda iliotibial e a condromalácia. Além do joelho, um estudo interessante mostrou que a falha na ação do glúteo médio pode influenciar até o tornozelo. Quando esse músculo está muito fadigado o pé fica mais instável, e com maior tendência a torção. A fraqueza desse músculo também pode gerar lesões nele mesmo, pelo déficit de força de em si e pela piora da postura na corrida que acontece como consequência. A tendinite em seu tendão e inflamação na bursa que existe entre ele e o osso do fêmur são as lesões mais comuns (chamada de bursite trocantérica).

Dor no pé pode ter como causa o alto impacto na corrida; corrija o problema Nesses casos é importante dar um tempo de descanso para o corpo se recuperar e após a diminuição da inflamação investir em fortalecimento e melhora da postura na corrida. O tempo para o retorno normal aos treinos depende da intensidade da lesão, e pode varias de 2 semanas a alguns meses. O exercícios chamado clam shell é uma alternativa de fortalecimento do glúteo médio, e já foi descrito em uma coluna anterior. Para melhorar a postura na corrida, especificamente relacionada à glúteo médio, uma dica de exercício é dar um salto para frente, com uma perna só, em frente a um espelho, tentando manter a pelve e o joelho o mais alinhado possível. Nosso corpo funciona como uma cadeia totalmente interligada. Cuidar do músculo do glúteo médio é importante para manter uma boa biomecânica e diminuir os riscos de lesão na corrida. Então aproveite nossas dicas e bons treinos!

As cinco vantagens de aumentar a cadência durante o treino de corrida

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

RAQUEL CASTANHARO Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. www.raquelcastanharo.com.br