Homem negro paralisado com pescoço quebrado após motorista de van da polícia frear repentinamente - G7 News

2022-09-10 02:21:54 By : Mr. Daniel Guo

O proeminente advogado de direitos civis Ben Crump disse que vai liderar a batalha legal por Randy Cox, um homem negro que ficou gravemente ferido ao ser transportado na traseira de uma van da polícia em Connecticut quando o motorista freou repentinamente.

Na terça-feira, o advogado se juntou à família de Cox em uma coletiva de imprensa em frente ao Tribunal Superior de New Haven, ao lado do co-advogado da equipe, Jack O’Donnell e Louis Rubano, e defensores dos direitos civis na cidade.

Em 19 de junho, Cox, 36, foi preso em uma festa do bairro depois que uma testemunha foi chamada para relatar que suspeitava que ele carregava uma arma. Ele foi algemado, sem incidentes, pela polícia de New Haven sob suspeita de supostamente possuir uma arma de fogo ilegal e foi colocado na parte de trás de uma van da polícia sem prendê-lo nas costas com cinto de segurança.

Imagens de vídeo mostram o veículo de transporte parando abruptamente em um ponto, enviando Cox de cabeça para a parede dura, com as mãos incapazes de amortecer a queda e absorver o choque de qualquer forma, pois estavam algemadas nas costas.

Em imagens de vídeo de acompanhamento, os policiais podem ser vistos abrindo a parte de trás da porta da van e vendo o homem de 36 anos estendido no chão, de cabeça para baixo. O homem ferido pode ser ouvido gritando que acredita ter quebrado o pescoço, enquanto os policiais podem ser ouvidos nas imagens de vídeo zombando dele abertamente e depois o arrastando pelos pés do veículo para sua cela, tudo antes de procurar atendimento médico.

Randy Cox, 36, é visto sendo jogado de cabeça na parede de uma van de transporte da polícia após uma parada abrupta

(Departamento de Polícia de New Haven/captura de tela de vídeo)

Falando em Fox 26 Houstono advogado de direitos civis disse à agência de notícias que o tratamento terrível que Cox recebeu remete a Freddie Gray, que foi preso pela polícia de Baltimore em 2015 por posse ilegal de uma faca e morreu no hospital alguns dias depois de sofrer ferimentos enquanto estava sendo transportado na parte de trás de uma van da polícia.

A morte do homem negro de 25 anos foi considerada homicídio pelo escritório do médico legista, que concluiu que seus ferimentos fatais não podiam ser considerados um acidente porque os policiais não conseguiram prender o homem na parte de trás do carro-patrulha, que desrespeitou o departamento protocolo.

“Quando você assiste ao vídeo, você imediatamente diz: ‘este é Freddie Gray em vídeo’. Conseguimos vê-lo. E é um vídeo tão chocante”, disse Crump à Fox 26 News. “Para a polícia não acreditar nele quando ele diz: ‘Acho que meu pescoço está quebrado’, e eles apenas zombam dele e o jogam como uma boneca de pano… é muito difícil de assistir.”

Os paramédicos chegaram mais tarde depois que o corpo caído do homem foi colocado no chão da cela e o transportou para o hospital, onde sua irmã mais velha, LaQuavius ​​LeGrant, 39, disse à ABC News que ele ainda permanece na UTI. Ele está atualmente paralisado, sobrevivendo através de um ventilador e um tubo de alimentação, e os médicos disseram à família que é improvável que ele volte a andar.

“É absolutamente doloroso ir para aquele quarto de hospital, a UTI, olhar nos olhos dele – seus olhos estão acordados – e não poder fazer nada sobre isso”, disse ela. “O que aconteceu é inaceitável e é imperdoável.”

Os cinco policiais envolvidos no incidente foram colocados em serviço administrativo, de acordo com a polícia de New Haven, e isso levou a uma investigação estadual, embora Crump queira empurrar isso para uma investigação federal de direitos civis.

O co-conselheiro, Sr. O’Donnell, também indicou que a equipe está se preparando para entrar com uma ação federal nos próximos 60 dias, depois de terminar de revisar as mais de duas horas de imagens de vídeo cobertas pelo incidente, incluindo o momento em que o Sr. Cox sofreu seus ferimentos quase fatais.

“Estou aqui porque, quando vi aquele vídeo, chocou minha consciência”, disse Crump durante a coletiva de imprensa. “E eu acredito que quando todos vocês virem esse vídeo, isso vai chocar sua consciência. A única pergunta é: por que, quando a polícia olha para Randy Cox dizendo: ‘Não consigo me mexer’, por que isso não choca a consciência deles?

Nos segmentos do vídeo divulgados publicamente, os policiais também podem ser ouvidos provocando Cox sobre se ele sofreu seus ferimentos por ter “bebido demais”.

“Ele bebeu demais”, você pode ouvir um dos policiais dizer, que mais tarde começa a cutucar o Sr. Cox perguntando: “Quanto você bebeu?” e “Você usou drogas ou álcool?”

O presidente de Connecticut da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) disse que não acredita que a narrativa de frenagem rápida seja válida, alegando que a parada foi intencional em nome do motorista.

“Pessoas da minha comunidade vêm até nós há anos falando sobre como eles torturam pessoas na parte de trás de vagões de arroz”, disse Scot Esdaile, de acordo com a Associated Press. “Eles colocam as pessoas na parte de trás do vagão de arroz; eles vão muito rápido e então pisam no freio.”

Randy Cox, 36, ficou gravemente ferido na traseira de uma van da polícia em Connecticut quando o motorista freou repentinamente

Crump também levantou alegações de que o motorista talvez possa ser mais culpado do que a polícia está deixando transparecer, dizendo que suspeita que o excesso de velocidade ou as mensagens de texto durante a condução possam ter sido um fator e, portanto, exige que o departamento de polícia seja transparente na investigação.

O Independente entrou em contato com o Departamento de Polícia de New Haven para comentar a investigação.

Escrevendo no Twitter no feriado de 4 de julho, Crump destacou como Cox – um jovem saudável – passou de ser capaz de entrar na traseira do carro da polícia sozinho para agora precisar de apoio total para respirar e comer com pouco espero que ele volte a andar.

“Isso é de partir o coração”, escreveu Crump. “Uma parada repentina fez Randy Cox quebrar o pescoço em uma van de transporte que não estava equipada com cinto de segurança.”

“Como os oficiais de New Havent (CT) ignoraram seus pedidos de ajuda, ele passou de um homem saudável para agora paralisado. Isso é inaceitável!!”

Uma mulher do Texas que foi encontrada morta em seu veículo estacionado quase três semanas depois que ela desapareceu de...

Taqui estão algumas coisas tão difíceis de aceitar que pode parecer simplesmente mais fácil acreditar que não aconteceram: que um...

O portal G7 é focado em notícias do mundo, trazendo muitos conteúdos úteis para todos os leitores do website g7.news.

© 2021 G7 - Desenvolvido por G7 News.