Jaguar I-Pace 2022: detalhes, preços e equipamentos - Notícias Automotivas

2022-08-20 02:20:48 By : Ms. Janice Hem

O futuro já chegou ao mundo automotivo e, mesmo não sendo uma realidade para a grande maioria dos consumidores, isso inclui os carros elétricos. Dentre eles, o Jaguar I-Pace 2022 tem muitos motivos para se destacar.

Esse foi o primeiro modelo 100% elétrico da marca, chegando ao Brasil com visual de SUV/crossover, espaço para cinco ocupantes e desempenho digno de um esportivo.

E não demorou muito para que a marca visse seu potencial, pois logo em seu primeiro ano suas vendas globais subiram 12,3%, enquanto os números gerais da marca registravam queda de 23%.

Confira tudo sobre o Jaguar I-Pace 2022!

As primeiras informações sobre o novíssimo Jaguar I-Pace surgiram entre o final de 2016 e o começo de 2017, quando a marca começou a mostrar sua versão conceitual (imagem acima).

Ele foi exibido no Salão de Los Angeles e, posteriormente, no evento de Genebra, nesse último pintado numa chamativa cor vermelha.

O detalhe interessante e animador para os entusiastas de carros elétricos era claro: a bela versão conceitual tinha um visual muito parecido com o que realmente chegaria às ruas em breve.

A expectativa em torno desse lançamento era tão grande, que o diretor de design da Jaguar, Ian Callum, disse que o novo I-Pace era o modelo mais importante da marca desde o E-Type.

Para quem duvidava que o modelo de rua seria igual ao I-Pace Concept, ainda em 2017 a Jaguar divulgou que 80% do protótipo aparecia no carro final. E isso foi comprovado em seu lançamento mundial, que ocorreu em 2018.

Ainda que o Jaguar I-Pace tenha sido um marco entre os SUVs elétricos, e que isso tenha sido possível pelo lado técnico, é difícil não começar falando desse modelo por sua parte visual.

A dianteira do modelo inglês é bem agressiva, com para-choque recortado e grade de tamanho avantajado. Ali também estão as chamadas Active Vanes, aletas ativas que gerenciam o fluxo de ar para melhorar a aerodinâmica.

Funciona da seguinte forma: o ar entra assim como acontece num carro a combustão, mas em vez de resfriar o motor (que aqui não existe), ele sai por outra abertura no capô, aumentando o downforce na dianteira.

Os faróis complementam esse visual esportivo com filetes em LEDs que acompanham os vincos do capô e as ondulantes linhas de cintura nas laterais. Tudo isso dava razão à Jaguar, quando ela disse que o modelo conceitual seria a base do carro final.

Olhando para suas laterais, o Jaguar I-Pace 2022 continua exibindo detalhes bem característicos, como as largas caixas de roda (comportando aro 20), linha de cintura mais alta e capô encurtado.

Esse estilo prioriza o espaço interno, dando ao elétrico um espaço de SUV grande (mesmo ele sendo de uma categoria abaixo) e generosos 656 litros no porta-malas (ou 1.453 litros com os bancos rebatidos).

Além disso, você deve ter notado que as maçanetas se escondem na carroceria.

Finalmente, sua traseira continua com as linhas musculosas vistas no restante da carroceria, com lanternas que invadem as laterais, vidro bem inclinado e linhas um pouco mais discretas que a dianteira.

No geral, podemos dizer que o Jaguar I-Pace foi pensado para ter uma excelente aerodinâmica. Ele tem Cx de 0,29 e suspensão pneumática que baixa a carroceria em 1 cm acima de 105 km/h, mesmo já sendo 13 cm mais baixo que o F-Pace.

Ele mede 4.682 mm de comprimento, 2.011 mm de largura, 1.565 mm de altura e tem 2.990 mm de entre-eixos, mostrando que é um SUV com altura menor e que prioriza o espaço interno. Por outro lado, é pesado: 2.208 kg.

Mas não é só isso que esse modelo elétrico tem a oferecer, pois seu nível de tecnologia também impressiona.

Entrar no Jaguar I-Pace 2022 é uma experiência única para quem não está acostumado com os carros da marca. A qualidade no acabamento e nos materiais é um ponto alto, assim como a quantidade de telas no painel.

O sistema multimídia InControl Touch Pro Duo, por exemplo, tem duas telas (com 10 e 5,5 polegadas) e concentra muitas funções do veículo, sendo algo já conhecido dentro do grupo.

Além da sensibilidade ao toque, ele ainda conta com diversos botões físicos para controlar a ventilação, volume do sistema de som e outros comandos. Alguns preferem esse estilo, que parece ser mais ergonômico.

A posição de dirigir é outro ponto bastante elogiado, tanto pela altura do assento (entre um sedã e um SUV) como pela pegada do volante, que parece ter o tamanho ideal.

Mas o fato de ser um SUV elétrico trouxe outras novidades para a cabine do Jaguar I-Pace. Uma delas é o aumento na quantidade de compartimentos, já que ele não tem um túnel central.

Além disso, todos os ocupantes viajam confortavelmente e com mais espaço, além de aproveitarem os bancos em couro ou suede. Por falar nos assentos, eles são elétricos (dianteiros) e ainda podem ter aquecimento (incluindo os traseiros) e resfriamento.

Ele ainda vem (de série ou como opcional) com head-up display colorido, acabamento em alumínio, A/C de quatro zonas, painel digital, entre outros equipamentos de tecnologia e conforto.

Já no quesito segurança, o I-Pace oferece assistente de permanência em faixa, frenagem de emergência com detector de pedestres e ciclistas, assistente de estacionamento e aviso de tráfego cruzado traseiro.

A lista segue com sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais, monitor de ponto cego, piloto automático adaptativo e câmeras 360º, lembrando que alguns desses itens são opcionais.

O Jaguar I-Pace 2022 usa dois motores elétricos que entregam 400 cv e 70,9 kgfm de torque. Com um propulsor em cada eixo, o SUV consegue gerenciá-los de forma independente, resultando numa condução mais equilibrada.

Mas o detalhe é que esse modelo não visa apenas a eficiência energética, mas ele também cumpre o papel de um modelo esportivo. Prova disso é sua aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.

Sua bateria tem 90 kWh e pode ser completamente carregada em 10 horas ao usar um wall box de 7 kW. Para quem precisa economizar tempo, ela também pode ser 80% recarregada em 45 minutos, mas isso numa tomada de 100 kW.

Depois de ser lançado em diversos mercados lá fora, o Jaguar I-Pace chegou ao Brasil em maio de 2019. Apenas uma versão estava disponível inicialmente, a SE, custando entre R$ 437.000 e R$ 449.190 dependendo da quantidade de opcionais.

Esse valor adicional incluía um pacote com teto solar panorâmico, rodas diamantadas de 20 polegadas e o “Smartphone Pack”. Em seu lançamento, ele ainda vinha com seguro, revisões inclusas e condições especiais de financiamento.

O conjunto usado por essa versão é o mesmo já citado acima, com 2 motores elétricos que entregam 400 cv e 70,9 kgfm. Além da autonomia de 470 km, a marca vendia o Wall Box e tinha pontos de recarga em suas concessionárias.

Em meados de 2020, o Jaguar I-Pace ganhou suas primeiras novidades. Agora o elétrico vem de série com um carregador de bordo de 11 kW, que reduz o tempo de recarga total da bateria para 8,6 horas.

Isso acontece se a Wall Box instalada tiver a mesma potência. Se ela for de 7 kW, o tempo sobe para 12,75 horas. Ou seja, você ganha 53 km de autonomia por hora carregada com a mais potente e 35 km com a segunda, resultando num total de 470 km até a próxima recarga.

Outra novidade do Jaguar I-Pace 2022 é o sistema Pivi Pro, que vem com painel digital de 12,3 polegadas e duas telas ao centro do painel. A maior tem 10 polegadas e concentra mais funções, enquanto a menor (5 polegadas) controla o ar-condicionado.

O novo sistema da marca consegue “aprender” para planejar rotas e itinerários, além de reconhecer caminhos usados com mais frequência. Além disso, ele sempre mostra onde está a estação de carregamento mais próxima.

Outras mudanças incluem uma leve renovação estética e a nova câmera de ré 3D auxiliada pelo retrovisor interno ClearSight. Isso tudo permite ter uma visão clara em manobras, mesmo com três ocupantes na segunda fileira.

Cores disponíveis: Branco Fuji e Vermelho Caldera (sólidas); Preto Santorini, Prata Indus, Vermelho Firenze, Azul Caesium, Cinza Borasco, Cinza Eiger e Azul Portofino (metálicas); Preto Farallon Pearl, Aruba e Branco Ostuni Pearl (metálicas premium).

Jaguar I-Pace SE 2022 – 2 motores elétricos com 400 cv e 70,9 kgfm, um em cada eixo, com tração integral.

EXTERIOR: Lanternas traseiras LED, Lanterna(s) de neblina traseira(s), Sistema de Nivelamento Automático dos Faróis, Para-choque traseiro com saia traseira em Gloss Black, Maçanetas externas das portas rentes à carroceria, Para-brisa acústico laminado, Limpadores de para-brisa com sensor de chuva, Vidro traseiro térmico com temporizador, Limpadores intermitentes variáveis, Para-brisa com atenuação solar, Retrovisores externos com aquecimento, memória, rebatimento elétrico, luzes de aproximação e função antiofuscante automática, Retrovisor interno antiofuscante automático, Para-brisa traseiro com atenuação solar, entre outros.

INTERIOR: Ar-condicionado Dual-Zone, Para-sóis com espelhos de cortesia e iluminação, Iluminação no console superior, Luzes de leitura LED traseiras, Apoio de braço dianteiro fixo com porta-objetos, Porta-copos dianteiros e traseiros, Armazenamento abaixo do assento na segunda fileira, Apoio de braço traseiro central, 3 apoios de cabeça traseiros, Sequência de partida com movimento dos mostradores e da iluminação, Mostrador de temperatura externa, Iluminação da cabine, Assento traseiro tripartido 40:20:40, entre outros.

DINÂMICA: Tração Integral (All Wheel Drive), Auxílio de Partida em Aclives, Direção com Assistência Elétrica (EPAS), Diferencial aberto com Vetorização de Torque por Frenagem, Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), Freio de Estacionamento Elétrico (EPB), Regeneração dos Freios Aprimorada, Aletas Ativas, Indicador de desgaste das pastilhas do freio, Suspensão passiva, All Surface Progress Control (ASPC), Active Sound Design, Modo de Economia de Energia, entre outros.

MULTIMÍDIA: Tela Interativa do Motorista, Navegação Pro, Sistema Touch Pro, Conectividade Bluetooth, Controle por Voz, Tomadas USB (6), Tomadas 12V (2), Wireless Android Auto e Apple CarPlay, Pivi Pro, Tela Touchscreen Inferior, Tomada 12V no porta-malas, Rádio AM/FM, entre outros.

AUXÍLIO AO MOTORISTA: Monitor de Fadiga do Motorista, Assistente de Manutenção de Faixa, Assistente de Pontos Cegos, Frenagem de Emergência, Monitor de Colisão Traseira, Pacote Assistente de Pontos Cegos, Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Controle de Cruzeiro Adaptativo com Assistência à Direção, Câmera de Ré, entre outros.

SEGURANÇA: Assistência a Frenagens de Emergência, 6 airbags, Alarme de perímetro, Travas de segurança para crianças acionadas eletricamente, Lembrete do cinto de segurança, Vidros elétricos com abertura/fechamento em um-toque e sensores antiesmagamento, Maçanetas internas das portas dianteiras com botões de travamento separados, Botão de travamento/destravamento global na porta do motorista, Travamento configurável – Somente porta do passageiro dianteiro, entre outros.

CONVENIÊNCIA: Porta-objetos dianteiro, Sistema Keyless – Entrada sem chave, Pré-condicionamento elétrico da cabine, Porta-luvas com trava, Amarrações para bagagem no porta-malas, Ganchos para bagagem no porta-malas, Tampa do porta-malas elétrica, Suspensão helicoidal, Assistente de Manutenção de Faixa, entre outros.

Jaguar I-Pace HSE 2022 – 2 motores elétricos com 400 cv e 70,9 kgfm, um em cada eixo, com tração integral.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + Indicadores de Direção Animados e Para-brisa traseiro com atenuação solar.

Jaguar I-Pace Black 2022 – 2 motores elétricos com 400 cv e 70,9 kgfm, um em cada eixo, com tração integral.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + Pacote Black Exterior (Black Pack), Pacote Exterior Bright, Vidros laterais dianteiros e traseiros reforçados e Bancos traseiros aquecidos.

Quanto custa um Jaguar I-Pace 2022?

Valores baseados na tabela Fipe, pois a marca não divulga seus preços.

Ao falar sobre o Jaguar I-Pace 2022, o grande destaque é seu conjunto de motores elétricos. Esse foi o primeiro modelo desse tipo vendido pela marca, trazendo esportividade e eficiência no mesmo SUV (ou crossover, como preferir).

Todas as versões são vendidas por aqui com o mesmo conjunto, composto por 2 motores elétricos. Montados sobre os eixos, cada um produz 200 cv e 35,5 kgfm de torque, totalizando 400 cv e quase 71 kgfm de torque.

A bateria tem capacidade de 90 kWh, gerando uma autonomia de 470 km. Mesmo sendo um carro pesado, ele apresenta um bom desempenho (como você pode ver no tópico abaixo).

Sua relação peso/potência é de 5,52 kg/cv, enquanto a relação peso/torque é de 31,10 kg/kgfm. A transmissão é automática e tem 1 marcha, enquanto sua tração é integral sob demanda.

Confira abaixo o desempenho do Jaguar I-Pace, na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima, provando que os carros elétricos impressionam quando você exige o máximo de seu conjunto.

É claro que esse tópico não pode ser tratado da mesma forma de um carro a combustão, mas os carros elétricos também podem ser avaliados com seu consumo equivalente. Isso permite fazer uma comparação com concorrentes flex ou diesel.

Se os números acima já aparecem como uma grande vantagem do Jaguar I-Pace 2022, outro ponto alto é seu custo de manutenção. Desde seu lançamento no Brasil, a marca não cobra nada por suas revisões, que já estão inclusas de fábrica.

A Jaguar oferece 5 anos de garantia com todos esses serviços dentro do pacote, o que elimina qualquer gasto adicional por parte do proprietário. Além disso, a bateria vem com uma garantia de 8 anos ou 160 mil km.

Injeção eletrônica de combustível

400 cv (1 motor em cada eixo, com 200 cv cada)

Discos ventilados (dianteira) e discos ventilados (traseira)

Distância entre os eixos (mm)

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 500 milhões de visitantes, em mais de 16 anos. Saiba mais.