Lula diz que Forças Armadas serão aquilo que o governo quiser

2022-09-10 02:10:41 By : Mr. Michael Lee

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que instituições como as Forças Armadas e o Itamaraty deverão atuar como o governo desejar.

"O Itamaraty será aquilo que o governo decidir que ele seja. Como as Forças Armadas serão, como todas as instituições do Estado serão aquilo que o governo quiser que seja", afirmou Lula.

"Não existe política pública ativa e altiva se não tiver um governo ativo e altivo", continuou o ex-presidente.

O petista participou na noite desta segunda (22) do lançamento do livro de fotos "O Brasil no Mundo: 8 anos de Governo Lula", de Ricardo Stuckert, que cuida da imagem do ex-presidente há duas décadas. O evento ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Na mesma hora, o presidente Jair Bolsonaro (PL), principal adversário de Lula na corrida eleitoral, concedia entrevista ao Jornal Nacional, da Globo.

Lula afirmou ainda que há muitas pessoas conservadoras no Itamaraty e que não é a instituição que define as políticas que serão colocadas na prática.

"Quem define é o governo e é através de políticas do governo que o Itamaraty pode agir mais ou agir menos", disse o petista.

"Se você tem um governo que não define que política que você quer, que não te dá orientação, é muito mais fácil ficar na embaixada servindo drinque ou ir na embaixada dos outros tomar drinque", seguiu Lula.

O ex-presidente afirmou também que o Brasil enfrenta hoje um "empobrecimento de política externa".

"Uma coisa que me dá muito orgulho é que nossa política externa nunca permitiu que a gente falasse grosso com Bolívia, Uruguai, São Tomé e Príncipe ou Timor Leste. Nunca permitiu que a gente falasse grosso, mas também nunca permitiu que a gente falasse fino com os Estados Unidos", disse.

Participaram do evento figuras como os ex-ministros Aloizio Mercadante, Celso Amorim, Jacques Wagner, Guido Mantega, Juca Ferreira, Alexandre Padilha, Luiz Dulci e Fernando Haddad.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), que será vice de Lula, também compareceu, assim como o ex- governador Márcio França (PSB), candidato ao Senado por São Paulo na chapa encabeçada por Haddad, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Mais cedo, Lula concedeu entrevista à imprensa internacional em São Paulo.

Dirigentes de países de todo o mundo salientam o papel da Rainha na história contemporânea

A Fecomércio RJ promove, no dia 12 de setembro, das 9h30 às 18h, o Fórum Carioca de Desenvolvimento...

A Coreia do Norte aprovou uma lei que autoriza o lançamento de ataques nucleares preventivos e declara seu programa de armas atômicas "irreversível", informou a imprensa estatal nesta sexta-feira (8).

WASHINGTON (Reuters) - Um homem do Estado norte-americano de Illinois se declarou culpado de agredir um jornalista da Reuters e um policial durante o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos por apoiadores do então presidente dos EUA, Donald Trump. Shane Jason Woods, 44 anos, de Auburn, se declarou culpado em uma audiência em um tribunal federal em Washington por uma acusação de agressão, resistência ou impedimento à polícia e uma acusação de contravenção por agressão, espa

Petição on-line tem cerca de duas mil assinaturas. Comlurb afirma que fará revitalização

O Rock in Rio 2022 começa sua segunda e última semana nesta quinta-feira, 8 de setembro, com shows...

Dezenas de milhões britânicos sentem-se órfãos. A morte da rainha nesta quinta-feira, aos 96 anos,...

Nova investida ocorre pouco mais de 24 horas após os atos de 7 de setembro, quando aliados comemoraram a ausência de ataques do presidente a ministros do STF e ao sistema eleitoral

Prazo vale para novos produtos lançados. Anvisa definiu novas regras, que incluem período de adaptação às empresas, há dois anos

Dlegado é acusado de organização criminosa e envolvimento com o jogo do bicho

LONDRES (Reuters) - A história de como a rainha britânica Elizabeth lidou com um encontro com um norte-americano que não a reconheceu, contada por um ex-guarda-costas que estava com ela naquele dia, revelou o lado divertido da personalidade da monarca, que o público raramente via. Ela morreu na quinta-feira aos 96 anos, depois de mais de 70 anos de reinado.

Os atos de 7 de setembro ampliaram a visibilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à...

LONDRES (Reuters) - O rei Charles do Reino Unido apertou a mão de dezenas de pessoas fora do Palácio de Buckingham nesta sexta-feira, enquanto apoiadores emocionados tiravam fotos e cumprimentavam o novo monarca após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, na quinta-feira. Charles e a esposa Camilla, a rainha consorte, saíram do carro real do lado de fora dos portões do Palácio de Buckingham em um gesto inesperado ao voltarem do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a rainha morreu, para Londres

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou

TSE alega que imagens e relatos não são suficientes

Atração do festival pela sétima vez em nove edição, banda dá o pontapé inicial de sua turnê para celebrar quatro décadas de carreira

O novo monarca britânico rompeu com uma série de tradições e é visto como alguém que quer modernizar a Casa Real

Monarca colocada sob supervisão após seus médicos ficarem preocupados com sua saúde

Cantor se apresentou no palco Sunset nesta sexta-feira

LONDRES (Reuters) - Aqui estão alguns fatos sobre a rainha Elizabeth, a monarca com o reinado mais longo do Reino Unido. \- Elizabeth nasceu em Londres em 21 de abril de 1926, e foi batizada em 29 de maio daquele ano na capela particular do Palácio de Buckingham.