Mãe faz alerta depois de bebê cair do trocador e fraturar crânio: "Leve para o hospital imediatamente" - Revista Crescer | Saúde

2022-09-03 02:07:41 By : Ms. Alice Sun

Quem é pai ou mãe sabe: uma fração de segundos longe das crianças pode render supresas nada agradáveis. E foi exatamente isso que aconteceu com uma família australiana. Em um depoimento ao perfil @tinyheartseducation no Instagram, uma mãe, que preferiu não se identificar, contou como um descuido fez com que a sua filha de apenas 6meses caísse do trocador e fraturasse o crânio. 

Bebê de seis meses caiu do trocador e fraturou o crânio (Foto: Reprodução/Instagram)

"Eu estava trocando a fralda da minha filha em um trocador na casa dos meus sogros, mas os lencinhos umedecidos estavam guardados atrás de mim. Ela ainda não começou a rolar sozinha, mas quando me virei para pegar o lenço, de alguma forma ela rolou e caiu direto da mesa para o chão", escreveu. 

Segundo a mãe, alguns dias antes, ela havia lido uma publicação na internet, orientando sobre o que fazer em caso de quedas envolvendo crianças. Assim que o acidente aconteceu, ela se lembrou do post e, imediatamente, pegou o carro para levar a filha para o hospital. 

A bebê foi levada imediatamente ao hospital, após a queda (Foto: Reprodução/Instagram)

A bebê ficou por duas horas em monitoramento, até que uma enfermeira notou um inchaço no couro cabeludo da criança. Após fazer exames de imagem, os médicos confirmaram que a menina tinha uma fratura de cinco centímetros no crânio, mas sem sangramentos ou danos cerebrais aparentes.  

"Eu já tinha ouvido falar sobre traumas pediátricos e sabia que um cefalohematoma deveria ser considerado uma fratura até que fosse provado o contrário. Fiquei feliz em ter essa informação e poder contestar a equipe médica para proteger o meu filho", escreveu. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a maioria das quedas acontece em casa, com crianças de até 5 anos, justamente em descuidos dos cuidadores, como aconteceu com a mãe australiana. Veja o que fazer para evitar que esse tipo de acidente aconteça:

- Nunca deixe bebês sozinhos, especialmente em camas, sofás, trocadores e beliches, mesmo que a criança ainda não tenha aprendido a rolar;

- Coloque grades de proteção em qualquer móvel usado para a criança dormir. Em camas, certifique-se que há grades dos dois lados;

- Nunca coloque brinquedos ou travesseiros dentro do berço. A criança pode querer pegá-los, caso caiam para fora;

- A partir do momento que a criança conseguir ficar em pé sem apoio, cheque se a grade do berço tem pelo menos ¾ da altura da criança. Caso não, ele deverá ser trocado, para evitar que a criança caia por cima;

- Nunca use andadores. O bebê pode levar o andador até escadas e rolar até a base;

- Escolha bem as cadeiras de alimentação e nunca deixe as crianças sozinhas, sem supervisão. O equipamento deve ter base larga, trava e cinto.