PL mais que dobra número de candidatos em 2022; esquerda diminui candidaturas - Blog do BG

2022-09-24 02:39:37 By : Ms. xiangdi li

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O PL foi o partido que mais registrou candidaturas para as eleições de 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A atual legenda do presidente Jair Bolsonaro passou de 721 candidatos, em 2018, para 1.591 neste ano, somados todos os cargos da disputa. O valor representa aumento de 120%.

Até esta quinta-feira (25), o TSE já havia contabilizado mais de 28,8 mil candidaturas no total, valor inferior aos 29 mil de 2018. Os registros ainda serão analisados antes de serem deferidos ou indeferidos.

Em 2018, o partido que apresentou mais candidatos havia sido o PSL, com 1.543 (destes, 1.454 foram considerados aptos). A legenda se fundiu ao DEM, criando o União Brasil, que lançou 1.500 candidaturas neste ano. O União Brasil ocupa o segundo lugar entre os partidos com mais candidatos

O PT do ex-presidente Lula lançou individualmente duzentos candidatos a menos nesta eleição. No entanto, como o partido está em uma federação junto com PV e PC do B, a soma dos três deve ser equivalente à de um só partido.

De acordo com a lei eleitoral, o limite de cada legenda para lançamento a cargos proporcionais é equivalente a 100% do número de vagas disponíveis mais um. Ou seja, se houver 70 vagas para deputado federal, caso de São Paulo, um partido pode lançar 71 candidatos.

Os partidos de direita lideram a lista dos que mais ganharam candidatos no comparativo entre eleições, com exceção de Patriota, Podemos e União, que estão entre os que mais perderam candidatos. Já os partidos de esquerda que se uniram em federações tiveram enxugamento de quadros.

O PC do B foi o partido que mais perdeu candidatos entre as duas últimas disputas gerais, com 85% candidatos a menos. Em 2019, se fundiu ao PPL para superar a cláusula de barreira. Neste ano, disputará ao lado do PT e PV em uma federação partidária.

A eleição vai ser entre quem criou o SAMU e quem imitava e zombava das pessoas que agonizavam com falta de ar na pandemia. ( Tenho uma filha que agonizou com falta de ar, enquanto um genocida imitava e zombava sem piedade.) Isso foi.

Como é, se sua filha agonizou, foi por falta dos respiradores que foram desviados pela compra do Consórcio Nordeste, quase 50 milhões que sumiram e por causa disso muitos morreram com falta de ar. A eleição esse ano vai ser entre quem teve a coragem de lembrar a todos que muitos precisavam trabalhar para ter o que comer contra o líder do governo do MENSALÃO, do PETROLÃO, e de muitos outros desvios e CORRUPÇÕES descobertas pela Lava Jato. Genocida foi quem desviou MILHÕES da saúde, foi quem gastou BILHÕES em estádios de futebol invés de construir HOSPITAIS.

Cesar, esse ronald acho que não é quem vc tá pensando. Esse cara aí, é o mesmo so r1 preterido. Vocabulário idêntico.

Tomara que o Deputado Federal General Girão traidor dos Militares da Reserva e Pensionistas não se reeleija. #FORA GIRÃO TRAIDOR.

É so prestarem atenção. Isso é mais um data povo. Efeito Bolsonaro. O homi tá mais forte do que nunca. 100 milhões de votos logo agora no primeiro turno.

Todo mundo pulando pro barco do Véio Bolsonaro.

Prefeitos do PL ignoram Bolsonaro e aderem a Lula no Nordeste

Quero saber quem tava jogando papel voador pra o Lula, na sua entrevista no jornal Nacional.

Essas pragas da esquerda a tendência é desaparecer mesmo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Foto: Drew Angerer/Getty Images

O presidente Joe Biden insiste que ainda não se decidiu se concorrerá a um segundo mandato. Mas o público com certeza tem.

Quase três em cada quatro americanos (72%) disseram que não querem que Biden concorra novamente em 2024, de acordo com uma nova pesquisa nacional da Marquette Law School divulgada na quinta-feira, um número impressionante – especialmente quando você considera que o índice de aprovação de Biden na mesma pesquisa foi relativamente sólido (para ele) em 45%.

Não é então que grandes faixas do público americano pensem que Biden está fazendo um trabalho terrível e quer que ele saia. É que as pessoas — do outro lado do espectro político — não querem que ele concorra novamente em dois anos.

Enquanto os republicanos estão surpreendentemente interessados em Biden se curvar (88% não querem que ele concorra novamente), também são independentes (79% não querem que ele concorra novamente).

E mesmo entre a base democrata de Biden, seus números sobre a questão estão medianos, com 52% dizendo que ele deveria concorrer novamente e os outros 48% dizendo que não deveria.

Pesquisas realizadas durante o verão pela CNN e pelo New York Times/Siena College descobriram que grandes maiorias dos democratas queriam que o partido nomeasse alguém além de Biden para presidente em 2024.

Não está imediatamente claro porque tantas pessoas na pesquisa de Marquette se inclinam contra uma candidatura de reeleição de Biden, já que o pesquisador não pediu aos entrevistados que oferecessem uma razão para seu ceticismo.

Mas pesquisas passadas sugerem que a idade avançada de Biden — ele tem 79 anos e completará 82 anos logo após a eleição de 2024 — desempenha um grande fator nas dúvidas que os americanos têm sobre ele cumprir um segundo mandato.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Candidato do PT ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que não irá ao debate dos presidenciáveis neste sábado no SBT. O petista justificou que já tinha marcado compromisso no Rio e em São Paulo neste fim de semana e que precisaria de ao menos um dia para se preparar. O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que irá participar.

— Adoraria participar, porque eu tenho profundo prazer de participar de debate — afirmou o ex-presidente, que atribuiu à demora sobre a data do evento como motivo para a recusa: — Quando veio a resposta eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo. E debate é uma coisa que você tem que levar a sério, se preparar com pelo menos um dia de antecedência, precisa conhecer um pouco dos seus adversários.

Segundo Lula, além de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), também seria preciso de tempo para se preparar para enfrentar no debate o candidato do PTB, Padre Kelmon, que entrou na disputa após a Justiça Eleitoral barrar o ex-deputado Roberto Jefferson.

— Faz uma semana que entrou um candidato que nem sei quem é (Padre Kelmon do PTB). Precisava estudar a biografia desse cidadão, saber histórico político dele, o que ele já fez, que time que ele jogou, que time que ele torce. Sabe, porque é difícil fazer um debate no escuro — afirmou Lula em coletiva de imprensa em Ipatinga, no Vale do Aço em Minas Gerais.

Na conversa com jornalistas antes do comício na cidade mineira, Lula afirmou que não pode desmarcar comícios a uma semana da eleição e prometeu ir a debates se houver segundo turno:

— Tenho dois compromissos em São Paulo e dois no Rio. Faltando uma semana para eleição desmarcar compromissos avisados para o povo é muito delicado. Ontem tive no SBT, fui fazer o programa do Ratinho, conversei com a direção do SBT e expliquei para eles a possibilidade. Se tiver segundo turno e tiver debate, pode contar comigo.

Em comício em Contagem (MG), o presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, confirmou presença:

— No sábado temos um debate no SBT. Estarei presente. Vão fazer as perguntas mais esquisitas pra mim. Pode ter certeza. Nenhuma ficará sem uma resposta pautada na verdade. Espero que perguntem pra mim a questão dos imóveis do clã Bolsonaro. Covardia. Covardia com a minha família.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

O Papo de Fogão deste fim de semana vai trazer para você, duas receitas deliciosas e que prometem surpreender o seu paladar!

O Consultor gastronômico françês, Chef Fabrici Le Nud, vai nos ensinar a preparar saborosos biscuits através da técnica de Sablés Pochés e na dica rápida, a Chef Paula Leitte, do Restaurante Aleatória, de Campina Grande/PB, traz uma incrível receita de Paçoca Vegana de Cebola Frita. Não perca!

SÁBADO Band Nordeste MARANHÃO, 7h CEARÁ, 8h ALAGOAS, 10h

PARAÍBA TV CORREIO/RECORD – 14h

DOMINGO RIO GRANDE DO NORTE – TV Tropical – 10h

Ou no nosso canal do YouTube https://www.youtube.com/c/PapodeFogao

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Discursando em comício na cidade de Divinópolis (MG), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta 6ª feira (23.set) que, se for reeleito, indicará para as vagas dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (STF), pessoas que sejam contrárias ao aborto.

“Nós não vamos discutir aborto no Brasil. E não se esqueçam, quem se eleger presidente este ano, indica dois para ocupar o Supremo Tribunal Federal o ano que vem. Pode ter certeza, em eu sendo reeleito, esses dois que irão para lá jamais serão favoráveis ao aborto também“, pontuou. Ricardo Lewandowski e Rosa Weber se aposentam no próximo ano.

Ainda no discurso, Bolsonaro se referiu a Minas Gerais como sua “segunda terra natal”, por ter sobrevivido à facada desferida contra ele em Juiz de Fora (MG) em 2018, e afirmou ter uma rotina de, pela manhã, rezar e pedir a Deus que o povo brasileiro “não sinta um dia as dores do comunismo”. Posteriormente, Bolsonaro falou que vencerá no primeiro turno das eleições e que seu “governo sempre jogou dentro das quatro linhas da Constituição”.

“Em havendo a reeleição, todos, sem exceção, jogarão dentro das quatro linhas da Constituição. Ninguém é dono de nada aqui. Eu não mando na Presidência da República. Eu tenho limites. O prefeito aqui não manda na cidade, tem limites. Assim é dentro de cada Poder. Ninguém manda na República a não ser o nosso povo, e a vontade desse povo se fará presente após as eleições em toda a sua plenitude”, completou.

Pensei que ele iria indicar ministros que defendem o combate a corrupção… Pq será que não se preocupa com esse tema? Pq aborto eh crime no Brasil já faz tempo exceto em caso de estupro e bebê anencéfalo…

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O preço médio da gasolina comum nas bombas caiu pela 13ª semana consecutiva. Desta vez, na semana entre os dias 18 e 24 de setembro, a queda nos postos de gasolina foi de 1,8%, com o litro do insumo recuando de R$ 4,97 para R$ 4,88, informou há pouco a Agência Nacional de Petróleo Biocombustíveis e Gás Natural (ANP).

Desde o pico histórico de R$ 7,39, registrado na penúltima semana de junho, a gasolina já recuou 34% nos postos. A recente trajetória de queda começou em 24 de junho, quando o governo federal sancionou a lei que limitou o ICMS incidente sobre combustíveis a 17% em todo o país. Depois, nos meses de julho, agosto e setembro, os preços seguiram caindo em função de quatro reduções seguidas nos preços praticados pela Petrobras em suas refinarias, que são aos poucos repassadas às bombas pelos varejistas.

A queda dessa semana nas bombas ainda se deve ao último reajuste da Petrobras na gasolina, que reduziu em 7% o preço aos distribuidores em 2 de setembro.

Antes do movimento baixista dos últimos três meses, porém, a gasolina acumulava alta de 70,6% nos postos desde o início do governo Jair Bolsonaro (PL), em janeiro de 2019. Assim, os esforços do governo para reduzir preços à beira das eleições, facilitados pelo recuo da cotação internacional do petróleo, ainda não compensaram a escalada experimentada nos primeiros três anos e meio de governo.

Na semana entre 14 e 23 de setembro, informou a ANP, o preço médio do diesel S10 nos postos brasileiros voltou a cair de forma significativa, para R$ 6,82 ante os R$ 6,94 registrados na semana anterior, um recuo de 1,7%. Essa retração na ponta pode estar relacionada à redução de 5,7%, ou R$ 0,30 por litro, no preço praticado pela Petrobras em suas refinarias, em 20 de setembro.

Desde a semana em que foi imposto o teto de 17% no ICMS, em 24 de junho, o diesel foi reajustado para baixo nas refinarias da Petrobras em três ocasiões. Nos postos, assim como a gasolina, esse combustível também caiu por 13 semanas seguidas e, agora, acumula queda de 11,2% no preço médio do litro, que variou de R$ 7,68 no início do ciclo para os atuais R$ 6,94.

Só não abaixa em Goianinha. Alô PROCON, MPRN, ANP…!

É o governo se preocupando com o povo. A esquerda deve abastecer com preço alto, não devem aceitar a redução.

E A PESQUISA VERITÁ VAI DIVULGAR QUANDO AQUI NO BLOG? PARECE QUE FATINHA TA VIRTUALMENTE ELEITA 56% DOS VOTOS VALIDOS, É 1: TURNO PAPAI KKKKKKK

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (23) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que, em setembro, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta pelo sexto mês seguido em Natal.

O índice alcançou 84,8 pontos, com crescimento de 32,1% em relação a setembro do ano passado (64,2 pontos). Este é o sexto mês seguido de variações positivas nesta base de comparação. Em relação a agosto (85,3 pontos), houve queda (-0,6%).

Segundo o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a trajetória de crescimento da intenção de consumo das famílias tem sido favorecida por diversos fatores.

“O aumento na intenção de consumo das famílias pode ser explicado basicamente por três fatores. A redução do desemprego, mesmo que ainda tímida; a queda na inflação; e, por fim, a proximidade do período de final de ano, que traz além de um incremento de renda, um clima mais propenso ao consumo”, comentou Queiroz.

Na avaliação por faixa de renda, as famílias com ganhos acima de 10 salários mínimos, a intenção de consumo de setembro de 22 (80,8 pontos) cresceu 31,8%, em relação a setembro de 2021 (61,3 pontos), e caiu 1,1% na comparação com agosto de 22 (81,7 pontos).

O ICF nacional alcançou 84,4 pontos em setembro de 2022, superando novamente os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores e mantendo a tendência de alta, iniciada em janeiro deste ano.

Obrigado a toda equipe econômica e ao nosso presidente. TODOS os índices da economia vem melhorando, ao contrário das maiores potencias mundiais. O Brasil sendo exemplo para o mundo.

Se na próxima semana Lula subir mais um ponto no Datafolha a gasolina vai ser grátis.

Quero agradecer com toda a força do meu coração ❤️ a DATAFOLHA por proporcionar essa redução dos preços dos combustíveis. mais uma vez meu muito obrigado.

Kkkkkkkkk, se fizer arminha não baixa não é?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Fotos: Ricardo Stuckert -Sérgio Lima/Poder360

Pesquisa XP/Ipespe para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta sexta-feira (23), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Em seguida, Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 31 de agosto, Lula subiu três pontos percentuais, acima de margem de erro, indo de 43% para 46%. Bolsonaro manteve 35%. Ciro e Tebet oscilaram para baixo; o pedetista, de 9% para 7%, e a emedebista, de 5% para 4%.

Na pesquisa divulgada nesta sexta, Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Felipe D’Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Leonardo Péricles (UP) não foi citado por nenhum entrevistado.

Os que dizem que irão votar em branco, anular, não votarão em nenhum candidato ou não vão votar somam 5%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas por telefone entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento tem 95,5% de confiança.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2022.

Intenção de voto estimulada para presidente – Primeiro turno

A BRASMARKET dá outro resultado e ainda está errada. São 70% pra o mito e uns 20 pra o chefe da quadrilha pt.

É o medo que faz kkkkkkkkkk.

Lula lá, uma estrela brilha, showwwww, a boiada pira,13,13,13,13,13,13

Vamos comemorar…, é a volta do PETROLÃO, do MENSALÃO e de toda CORRUPÇÃO desvendada pela Lava Jato, eita que cadeia pouca é bobagem… A petralhada pira……

Só tem mais três meses de puder kk Gasolina baixando Gas baixando kkkkk Tá na boca do povo Lula voltando

O que importa é o data povo e o motorista povo, é cada estituto de pesquisa que nunca houve falar kkk

ALMA MAIS PURA DO PURGATÓRIO 33 7

Vai ser no 1° turno Papai… É 13, é 13, é 13…🤣🤣🤣

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou R$ 605 milhões em transferências suspeitas após análise da prestação de contas parcial de campanha, entregue pelos candidatos entre os dias 9 e 13 de setembro.

Ao todo, foram detectados 59.072 casos de doações ou gastos potencialmente irregulares, informou a Justiça Eleitoral. De acordo com o TSE, os casos agora serão apurados “com o levantamento de provas materiais e de informações mais aprofundadas”.

As suspeitas foram alcançadas por meio do cruzamento de dados de diferentes órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Receita Federal, o Conselho de Controle de Atividades Econômicas (Coaf) e a Polícia Federal (PF).

No caso dos gastos, chama a atenção dos órgãos de controle quando, por exemplo, há fornecedores com número muito pequeno de funcionários, ou com um dos sócios como beneficiário de programas de transferência de renda como o Auxílio Brasil. Levantam suspeita também os casos de empresas criadas neste ano e tendo como sócio algum filiado a partido ou parente de candidato.

No lado das receitas, as principais suspeitas recaem sobre doações feitas por pessoas beneficiárias de programas sociais ou com renda incompatível com o valor doado. Foram identificados, por exemplo, seis doadores falecidos e 190 desempregados.

“Ainda despertou o interesse dos analistas 10.296 situações em que um mesmo candidato recebeu numerosas contribuições feitas por diferentes empregados de uma mesma empresa”, disse o TSE.

Caberá agora ao Ministério Público Eleitoral (MPE) investigar esses casos suspeitos. Uma nova rodada de cruzamento de dados ocorrerá após a prestação de contas final do primeiro turno, que deve ser entregue por todos os candidatos até 2 de novembro.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

O avião que transportava o presidente Jair Bolsonaro (PL) arremeteu no Aeroporto da Pampulha, em  Belo Horizonte , na tarde desta sexta-feira (23) .

A aeronave decolou de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, onde o candidato à reeleição cumpriu agenda de campanha.

A arremetida foi necessária porque, antes do pouso da aeronave da Força Aérea Brasileira, um avião que estava decolando do Aeroporto da Pampulha atropelou um pássaro , e a pista ficou impraticável. Além do avião presidencial, duas aeronaves também arremeteram.

Quinze minutos após a ação, realizada por volta das 16h20, o avião em que Bolsonaro estava pousou com segurança.

Ainda nesta sexta-feira, o candidato participa de um evento em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte .

Arremetidas acontecem quando o avião precisa interromper o pouso por alguma razão. O procedimento é seguro e normal na aviação.

Entre os motivos que podem levar um piloto a decidir pela arremetida, estão mudança repentina na direção ou na velocidade do vento, chuva forte sobre o aeroporto e presença de algum obstáculo na pista, como um animal ou pedras.

O homem é um MITO, não morre assim, se esse avião inventasse de cair, teria uma multidão para segurar o tranco e comemorar, tem sido assim em todo canto, o homem não bebe cachaça, tem uma mulher linda, não precisa de rapariga voando com ele, não vão fazer com ele o que fizeram com Eduardo Campos, Teori, Toninho do PT e Celso Daniel.

Que Deus abençoe o nosso presidente livrando ele de todo mal de todo ódio que seja repreendido toda a força do mal em nome de Jesus Que Deus abençoe o nosso Presidente e Nossa pátria o nosso povo

Imagine se o aeroplano tivesse BROCHADO!!!

Há,lembrei,nosso MITO além de IMBROCHAVEL é tb IMORRIVEL , 😃👏👏👏👏👏👏

Bozo Deve ter melado a cueca

Ele é imorrivel, seu otario! Você e essa esquerda, não vale um supositório usado.

Quem está precisando de fralda geriatrica é um ratinho fedorento, já filmaram ele todo mijado.

Vontade vcs invejosos teem mais, o senhor Jesus Cristo zela pelos seus filhos e á de protege lo sempre amém! Ou vc acha que vão fazer o mesmo wue fizeram com teori ou wlisses Guimarães ? Cuidado tem muita gente nesta investigação!

Vai surgir a narrativa que foi intenção da esquerda e ele escapou pela mão de god.

Isso é normal blog, acontece todo santo dia em todos os aeroportos do mundo. Fora isso, aconteceu o que? Ele se cagou?

Kkkkkkkkk aí é revoltado viu kkkk essa eleição tá acabando c seus nervos. Hahahahaha

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

A Polícia Militar prendeu um homem apontado como líder de uma facção criminosa durante a Operação “Golpe Certeiro”, na tarde de quinta-feira (22), em São José de Mipibú, na Região Metropolitana de Natal. Durante as ações, a PM precisou adentrar uma residência do bairro Tancredo Neves, onde encontrou diversos materiais ilícitos e um forte sistema de monitoramento.

Na residência do homem, havia um sistema de câmeras utilizado para visualizar as ações policiais em todo o perímetro, contando com a instalação de câmeras espiãs em locais camuflados. Apesar de ser considerado de alta periculosidade, o suspeito nunca havia sido capturado.

Durante a operação, os policiais encontraram na casa do homem um colete balístico, munições de arma de fogo, celulares, armas brancas e sacos plásticos para embalar drogas.

Outros dois suspeitos também foram presos de posse de maconha e crack, já embaladas para comercialização. Um dos homens, possuidor de tornozeleira eletrônica, ainda tentou fugir, rompendo o material, mas acabou sendo capturado.

Todos os três suspeitos, juntamente com todo material apreendido foram conduzidos e apresentados a autoridade policial na Central de Flagrante da Polícia Civil em Natal, onde foram feitos os procedimentos cabíveis.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.