Samu prepara curso de reciclagem para condutores de motocicletas como ação educativa para reduzir acidentes

2022-04-19 09:36:34 By : Ms. Snow Fang

Confira a relação dos postos de vacinação nesta terça-feira (19):   Crianças a partir dos 5 anos (sem agendamento) 1ª dose: Pfizer 2ª dose: Pfizer (60 dias)   – Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h – Centro Municipal de Imunizações (Torre) – 8h às 16h   Crianças de 6 a 11 anos (sem agendamento) 1ª dose: Coronavac 2ª dose: Coronavac (28 dias)   – Todas as salas de vacinas nas USFs – 8h às 11h (com exceção das USFs Cruz das Armas IV, Bessa, Padre Hildon Bandeira, Mandacaru VII, Ipês, Alto do Mateus I, Vieira Diniz, Rangel I, Rosa de Fátima, Roger III, Alto do Céu II, Timbó I e Costa e Silva) – Mangabeira Shopping (pedestre) – 8h às 16h   A partir de 12 anos 1ª dose: 12+ 2ª dose: Janssen, Coronavac (28 dias), Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias) 3ª dose: 18+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose) 4ª dose: imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)   Locais com agendamento: – Todas as salas de vacinas nas USFs – 8h às 11h (com exceção das USFs Cruz das Armas IV, Bessa, Padre Hildon Bandeira, Mandacaru VII, Ipês, Alto do Mateus I, Vieira Diniz, Rangel I, Rosa de Fátima, Roger III, Alto do Céu II, Timbó I e Costa e Silva) – Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá) – 8h às 12h   Locais sem agendamento: – Mangabeira Shopping (drive) – 8h às 22h – Mangabeira Shopping (pedestres) – 18h às 22h   Idosos 80+ (4ª dose – sem agendamento) – Todas as salas de vacinas nas USFs – 8h às 11h (com exceção das USFs Cruz das Armas IV, Bessa, Padre Hildon Bandeira, Mandacaru VII, Ipês, Alto do Mateus I, Vieira Diniz, Rangel I, Rosa de Fátima, Roger III, Alto do Céu II, Timbó I e Costa e Silva) – Mangabeira Shopping (drive) – 8h às 22h.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu) inova nas campanhas educativas para prevenir acidentes com motociclistas e oferece à população treinamento básico gratuito para ensinar a forma correta de pilotar, desde a postura até a forma de utilização dos freios.

Segundo o instrutor de pilotagem e coordenador da equipe de Motolância do Samu, Lucas de Freitas, o primeiro treinamento do Projeto Pilotagem Segura aconteceu em novembro de 2021, voltado para os motoboys, em parceria com a empresa iFood. Em 2022, houve a segunda edição com 20 vagas ofertadas à população e, agora, está finalizando os preparativos para em março realizar mais uma etapa.

Lucas de Freitas disse que ainda estão sendo discutidas as formas de abertura das inscrições, com o objetivo de atingir um número maior de participantes e não um grupo específico. O processo de participação será divulgado em breve. Contudo, ele adianta que para participar do curso, é preciso ter CNH na categoria A (motos), veículo emplacado e equipamentos de segurança: capacete, joelheira, cotoveleira e camisa de manga longa. O treinamento será realizado no estacionamento do Estádio Almeidão, no Cristo.      

“Deixando claro que estes cursos não são para formar pilotos e sim fazer uma reciclagem do seu comportamento no manuseio da moto, de forma a utilizá-la mais consciente sobre os riscos a fim de reduzir os números de acidentes”, esclareceu.

De acordo com Lucas de Freitas, os acidentes com motos na Capital são responsáveis, em média, por mês, por 280 das chamadas de urgência para o número 192. “As principais causas são: imprudência (passar no sinal vermelho, frear em aquaplanagens e furar preferenciais), negligência (falta de manutenção no veículo e conduzir com pneus gastos) e imperícia (não conseguir sair de uma situação de perigo e demorar para realizar manobras, como a baliza).

Motolâncias – A Prefeitura de João Pessoa, através do Samu, conta com sete ambulâncias atendendo diariamente os chamados de urgências do 192. “Este serviço agiliza o tempo resposta das ocorrências, que é fundamental para salvar vidas. O tempo médio de chegada no socorro é de quatro minutos, dependendo da localização do acidente”, destacou.      

Texto: Djane Barros Edição: Katiana Ramos Fotografia: Divulgação/Samu-JP

Projeto realiza roda de apoio para mães com o tema ‘cuidados com o recém-nascido’

União de forças

Sucesso da Paixão de Cristo é resultado de trabalho integrado entre secretarias municipais

Vacinas contra a Covid-19 são ofertadas em João Pessoa em vários postos

Cícero fecha parceria com Alpargatas para implantação de projeto de esporte e cultura na Rede Municipal

Prefeitura vai adequar rotatória e implantar novas faixas de rolamento em vias do Bessa

Samu de João Pessoa oferece capacitação para motociclistas que exercem atividade remunerada

Dúvidas? Fale com a gente nas redes

Feito com por servidores públicos